Como escolher um tipo de banco de dados para iniciar um novo projeto?

Durante o bootcamp de Engenharia de Dados do Instituto IGTI, que estou participando, me foi apresentada a seguinte questão:

Como você enxerga a relação entre os banco de dados Relacionais, NoSQL e NewSQL? Dentre essas opções, como você escolheria uma destas opções para executar um trabalho?

Vou reproduzir aqui a minha resposta pois acho importante compartilhar meu ponto de vista sobre o assunto. Realizei a minha resposta indicando a leitura do excelente artigo:

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BANCO DE DADOS RELACIONAL E NEWSQL EM UM SISTEMA DE PEQUENO PORTE

Esse artigo foi Publicado por: Murilo Ribeiro e no dia dessa postagem poderia ser acessado em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/computacao/analise-comparativa-entre-banco-de-dados-relacional-e-newsql-em-um-sistema-de-pequeno-porte.htm

Agora voltando a minha resposta:

Do meu ponto de vista os 3 tipos são uma evolução natural um do outro, como o texto destaca:

“Em resposta às limitações apresentadas nos modelos relacionais, surgiram os sistemas NoSQL, que alinham alta velocidade operacional e grande flexibilidade no desenvolvimento. Visando buscar uma melhor performance de armazenamento e ou processamento massivo de dados, grandes empresas como Amazon, Facebook, Google desenvolveram sistemas NoSQL. (YEGULALP, 2017)”

Ou seja o NoSQL veio para expandir o mundo dos SGBDs para algo alem dos tradicionais bancos relacionais, porem os mesmos trouxeram novos problemas que destaco usando mais uma vez um trecho do artigo:

“O NoSQL foi projetado especialmente para arquiteturas distribuídas e com conceito de não seguir padrões e nem a linguagens de consulta (SQL), porém com sua utilização desenfreada, vários problemas surgiram, a falta do uso de transações, a própria ausência de consulta SQL e com estrutura complexa sem modelagem, deu-se abertura à nova proposta NewSQL. (GUTIERRY; DEVMEDIA, 2015)”

Pra mim fica claro que a cada nova “safra” os tipos de bancos vem pra atender uma ou mais necessidades que o seu antecessor não atendia, mas na hora de escolher qual deles utilizar temos que ter em mente alguns aspectos, tais como: sistemas e outros bancos de dados já utilizados na empresa, infraestrutura, aplicabilidade, facilidade de uso, custo de manutenção, etc. Sendo assim o modelo indicado depende da necessidade e uso, mas estou apostando muito que nos próximos anos o modelo NewSQL vai abocanhar uma boa parte do mercado e vou usar novamente um trecho do artigo para embasar a minha opinião:

“Andrew Pavlo e Matthew Aslett definiram o NewSQL como uma nova classe de sistemas relacionais, com o mesmo desempenho escalável do modelo NoSQL, mas mantendo as garantias ACID nas transações, acreditando em sua expansão gradativa, muito além do que uma questão de marketing. (PAVLO; ASLETT, 2016)”

E você caro leitor? o que acha? concorda comigo? Gostaria de agradecer a quem chegou até aqui e adoraria ler a sua opinião sobre o assunto, um abraço!

Publicado por agails

Engenheiro de Dados (em formação), aficionado por games e pela filha mais linda do mundo, nerd de criação e geek por opção!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s